top of page
  • romariocavas13

Guterres: Pandemia destaca a negação persistente dos direitos das mulheres

O secretário-geral da ONU, Antonio Guterres, disse hoje que a pandemia do coronavírus destacou a contínua negação dos direitos das mulheres.


“Se não agirmos agora, o COVID-19 pode eliminar toda uma geração de avanços frágeis em direção à igualdade de gênero”, disse ele.


“Esta é, em essência, uma questão de poder, então começa com a representação igual das mulheres em cargos de liderança, no governo, nos conselhos, nas negociações climáticas e na mesa de paz”, acrescentou.


Falando em um evento que marca o 25º aniversário da Quarta Conferência Mundial sobre a Mulher, que definiu uma agenda para os direitos das mulheres, Guterres enfatizou que o mundo fez avanços significativos, mas não cumpriu a visão ambiciosa da conferência.


Ele exortou as nações a assumirem compromissos concretos, como a implementação de ações afirmativas e cotas, expansão das redes de segurança social para mulheres no setor informal e eliminação da violência.


Os viajantes que chegam ao Reino Unido vindos da Turquia e da Polônia terão que passar por uma quarentena de duas semanas devido ao ressurgimento da nova epidemia de coronavírus, anunciou o governo britânico hoje.


"Esta medida, que também se aplica às ilhas holandesas de Bonaire, Saint Eustache e Saba, será implementada a partir das 03:00 GMT de sábado", disse o ministro britânico dos Transportes, Grant Shapps, no Twitter, relata ATSh.


O Reino Unido, o país mais atingido na Europa pelo vírus, com mais de 42.000 mortes, está tentando se proteger de novos casos de COVID-19 no exterior.


O enviado especial da UE para o diálogo Kosovo-Sérvia, Miroslav Lajcak, teve uma conversa virtual com o primeiro-ministro do Kosovo, Avdullah Hoti, na quinta-feira.


O enviado especial da UE para o diálogo Kosovo-Sérvia, Miroslav Lajcak, disse à rede social Twitter sobre sua conversa virtual com o primeiro-ministro de Kosovo, Avdullah Hoti.


Hoti e Lajçak falaram hoje sobre o diálogo entre Kosovo e a Sérvia.


"Boa conversa com o primeiro-ministro Avdullah Hoti hoje para trocar opiniões sobre o estado atual do diálogo facilitado pela UE e as atividades futuras", disse Lajcak.


A Alemanha está trabalhando intensamente para a abertura de conferências intergovernamentais, bem como para a liberalização de vistos com Kosovo, mas até agora não se sabe se isso será realizado neste ano.


Esta semana foi a semana dos encontros em Berlim, tanto virtuais como físicos. E o foco estava no tema do alargamento: a UE.


O recém-eleito Ministro da Macedônia do Norte, Bujar Osmani, recebeu uma promessa de seu homólogo alemão Heiko Maas de que a Alemanha fará o possível para que a UE realize a Primeira Conferência Intergovernamental com a Macedônia do Norte ainda este ano.


“Estamos em conversas constantes com nossos colegas búlgaros. "Existem algumas questões bilaterais que precisam ser resolvidas, mas nosso objetivo continua sendo que a primeira conferência intergovernamental ocorra já neste ano, e eu acho que é viável", disse Maas em uma conferência virtual na quarta-feira, 30 de setembro de 2020, em Berlim. que foi transmitido no Twitter.


O ministro das Relações Exteriores da Alemanha está em quarentena até 4 de outubro, depois que um de seus guarda-costas testou positivo para Covid-19.


Nesta ocasião, Maas também lamentou não ter tido oportunidade de se encontrar fisicamente com o seu novo homólogo, Bujar Osmani, com quem se encontrou mais de uma vez quando era Vice-Primeiro-Ministro durante as suas visitas ao norte da Macedónia.


O Ministro das Relações https://socialconi.weebly.com/ Exteriores da Macedônia do Norte, Bujar Osmani, disse que “a abertura da primeira conferência intergovernamental tem um grande significado simbólico e é um apoio às nossas reformas para atingir os objetivos estratégicos do nosso governo”.


Estruturas de negociação


O ministro alemão para a Europa, Michael Roth, disse à DW que os Estados membros da UE estão agora trabalhando intensamente para esboçar estruturas de negociação relevantes para a Macedônia do Norte e a Albânia.


"Ele estabelecerá os capítulos de negociação https://sortezuk.blogspot.com/ e outros termos das negociações. Somente quando os estados membros da UE concordarem com esses marcos será realizada a primeira conferência intergovernamental, onde ambos os lados adotarão os marcos de negociação", disse Roth.


No caso da Macedônia do Norte, a resistência vem da Bulgária. O governo búlgaro buscou o apoio dos países da UE por meio de um memorando, pedindo ao norte da Macedônia que reconheça que, histórica e linguisticamente, faz parte da Bulgária.


Ainda não se sabe até que ponto Sofia será persistente com este pedido. Os dois países vizinhos estão atualmente https://coachsagaz.tumblr.com/ cooperando concretamente para a organização da próxima conferência no âmbito do Processo de Berlim.


Cakaj em Berlim


Enquanto para a Macedônia do Norte o ponto de interrogação sobre a primeira conferência intergovernamental que marcaria a abertura oficial das negociações passou em Sofia, para a Albânia é em Tirana, é dito em Berlim.


O atual ministro das Relações Exteriores, Gent Cakaj, veio pessoalmente a Berlim para convencer os parceiros alemães https://jogomaestria.blogspot.com/ de que a Albânia está pronta para a conferência. O Ministro de Estado da Europa, Michael Roth, que se reuniu com Cakaj na terça-feira, 28/09/2020, em Berlim, disse ao Deutsche Welles que a Alemanha, como presidência rotativa da UE, pretende concluí-los neste ano ambos os quadros de negociação.


"Se a essa altura a Albânia tiver cumprido todas as condições, isso dependerá da Albânia", disse Roth ao DW.


A parte duvidosa que atualmente resiste ao governo alemão em adiar a primeira conferência intergovernamental é parte do grupo parlamentar CDU / CSU.


Durante sua visita de dois https://newsbomba.tumblr.com/ dias, Cakaj encontrou três representantes deste grupo suspeito em Berlim. O Presidente da Comissão Europeia, Gunther Krichbaum, saiu otimista da reunião com Cakaj e disse a DW que a Albânia está no caminho certo:


"A Albânia está fazendo bons progressos no cumprimento das seis condições estabelecidas pelo Bundestag alemão, por isso estou otimista de que a Albânia terá uma data para a primeira conferência de adesão. Ainda não posso dizer quando, porque depende de outros estados membros. Estamos https://tudodium.weebly.com/ em processo de negociação da estrutura de negociação. No entanto, não acho que a data da conferência de adesão seja importante, mas a rapidez com que os capítulos são tratados. "


Chamada de consenso


A situação antes da primeira conferência intergovernamental é vista de forma semelhante pelo vice-presidente do grupo parlamentar da CDU / CSU, Johann David Wadephul, que se encontrou com Cakaj na terça-feira. Wadephul disse a DW que a Alemanha apóia "a Albânia para cumprir as seis pré-condições para a primeira conferência intergovernamental o mais rápido possível. Wadephul disse que houve avanços, como o SPAK, mas ainda há muito a fazer - especialmente sobre “a capacidade funcional do Tribunal Constitucional e do Supremo Tribunal Federal, reforma eleitoral e combate à corrupção e correcção da lei dos meios de comunicação. "


Mas Wadephul disse que seria bom que a reforma eleitoral fosse totalmente aceita pelo ODIHR.


“Voltar ao consenso no Conselho Político. E dar ao ODIHR a oportunidade de avaliar as mudanças que serão feitas ao Conselho Político nos cadernos eleitorais. "Somente se o ODIHR disser que a reforma eleitoral está em total conformidade com os critérios da OSCE / ODIHR, então será fácil para nós dizer que a condição da reforma eleitoral foi cumprida", disse o parlamentar democrata cristão à DW. na terça-feira após o encontro com Cakaj.


Liberalização de vistos para Kosovo



Outro ponto com o qual o governo alemão, como atual presidência da UE, está trabalhando intensamente para chegar a um consenso é a liberalização de vistos para cidadãos da UE.


Questionado por DW, durante a conferência com Osmani, o ministro alemão das Relações Exteriores, Heiko Maas, disse: “Ainda há alguns países que têm dúvidas. "Não posso prever quando ocorrerá a liberalização de vistos para Kosovo, mas posso dizer que é um assunto que estamos tratando intensamente."


Na conferência de imprensa virtual, o Ministro das Relações Exteriores da Macedônia do Norte, Bujar Osmani, apresentou a posição da Macedônia do Norte em relação ao diálogo Kosovo-Sérvia.



Em resposta a uma pergunta sobre a proposta do presidente sérvio Vuiqi propoz para a associação de municípios sérvios com poderes executivos, o ministro Bujar Osmani pediu "resoluções finais de questões em aberto para não criar precedentes com efeitos negativos na região". Ele disse que a Macedônia do Norte "apóia o diálogo que terminará com o reconhecimento mútuo de ambos os países e o reconhecimento dos mais elevados padrões das minorias em ambos os países".



Da mesma forma, Cakaj disse o mesmo em Berlim: "A Presidência Alemã do Conselho deve dar um forte impulso ao processo de liberalização de vistos para Kosovo e que o diálogo entre Kosovo e a Sérvia não deve terminar com nada menos do que o reconhecimento mútuo." , ressaltou Cakaj em reação.

7 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page